Mulher de 55 anos, professora, casada, com dois filhos, o mais jovem tem 25 anos, dois partos por via vaginal. Há 6 meses apresenta queixa de perda de urina ao tossir ou espirrar, urgência, urgeincontinência e noctúria. Trouxe exames de urina tipo I, urocultura e estudo urodinâmico. Os exames laboratoriais de urina estavam normais e ao estudo urodinâmico foi observado contrações involuntárias do detrusor a cistometria, pressão de perda ao esforço (VLPP) 45 cmH2O, resíduo pós miccional 30 ml, pressão detrusora 35cmH2O. A capacidade cistométrica máxima 450 ml. Achado positivo na história familiar, mãe e irmão com glaucoma. O diagnóstico e a melhor conduta para esse caso é:
Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2017
Residência (Acesso Direto)
Mulher-55-anos108bd910bc6
A
Bexiga hiperativa, o tratamento é medicamentoso com anticolinérgico.
B
Incontinência urinária mista, tratamento cirúrgico com cirurgia de alça por se tratar de um defeito esficteriano uretal e fisioterapia.
C
Incontinência urinária mista, tratamento cirúrgico com cirurgia de alça por hipermobilidade anatômica da uretra e fisioterapia.
D
Incontinência urinária de esforço, tratamento cirúrgico colpossuspensão retropública por hipermobilidade anatômica da uretra e fisioterapia.