Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2024
Residência com pré-requisito - R+ Urologia
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-56-anos-com117f32f9650
Mulher de 56 anos, com queixa de incontinência urinaria há 1 ano e com piora progressiva, que a impede de realizar exercício físico. Nega infecção do trato urinário ou hematúria. Antecedentes cirúrgicos: histerectomia há 2 anos. Ao exame físico, não apresenta abaulamento de parede vaginal. Fez exames com urina tipo I normal, citologia oncótica de urina negativa (3 amostras) e ultrassonografia de vias urinarias normal. Solicitado exame urodinâmico completo que mostrou bexiga de boa complacência e capacidade. Presença de hiperatividade detrusora sem perdas. Presença de perdas com pressão abdominal em torno de 120 cmH₂O. Fase miccional com pressão baixa e fluxo baixo sem resíduo. Considerando-se a apresentação clínica e os exames complementares deste caso, assinale a alternativa correta.
A
O uso de tela sintética não pode ser utilizado nesse caso pelo antecedente de histerectomia da paciente.
B
Independente da técnica cirúrgica utilizada para correção da IUE, a cistoscopia pré-operatória é mandatória.
C
O tratamento cirúrgico de incontinência urinária de esforço (IUE) é realizado através de sling com utilização de tela de polipropileno em uretra média.
D
Como a paciente consegue desencadear micção com pressão baixa no exame urodinâmico, não há risco de retenção urinaria no pós-operatório.