Questão
SP - Faculdade de Medicina do ABC
2024
Residência (Acesso Direto)
Mulher-57-anos-da810a2d2fa2
Mulher de 57 anos dá entrada na sala de emergência com quadro de fraqueza intensa, palidez, sudorese, confusão mental e evacuações com sangue há 4 dias. Descorada + + +, PA = 90/62 mmHg; FC = 122 bpm, FR = 26 irpm; Sat. 02 = 93%. Exame abdominal: dor à palpação difusa do abdome com descompressão brusca negativa. Exame proctológico e toque retal: presença de sangue vermelho vivo, sem patologias orificiais. A conduta a ser realizada diante do caso descrito é:
A
Realizar anuscopia para melhor visualização da região anal, e caso encontrar trombose hemorroidária, realizar a ligadura destas e tratamento cirúrgico se não der resultado.
B
Providenciar máscara 02 com oxigénio suplementar, acessos venosos calibrosos com reposição volêmica adequada e se o resultado desta for satisfatório, indicar colonoscopia.
C
Indicar retossigmoidoscopia para provável polipectomia e cauterização dos vasos sangrantes; caso estes não sejam visíveis ao exame, indicar cintilografia com hemácias marcadas.
D
Providenciar reposição volêmica por acessos venosos centrais com soluções cristaloides em grande volume (5 L) e indicar angiorressonância, mesmo se o status hemodinâmico não se alterar.
E
Indicar laparotomia ou laparoscopia de urgência com provável colectomia total, para contenção definitiva da enterorragia, tendo em vista que o diagnóstico provável é retocolite ulcerativa.