Mulher de 62 anos de idade, em consulta ambulatorial com queixa de fezes afiladas, por vezes também com sangue e perda de peso de 7kg no último ano. Realizou colonoscopia completa, que evidenciou lesão ulcerada, ocupando 50% da luz do reto, a 6cm da borda anal. Estadiamento com ressonância magnética da pelve mostrou lesão restrita ao reto, com linfonodos aumentados em mesorreto. Tomografia de tórax e abdômen superior sem sinais de doença metastática. Biópsia da lesão revelou tratar-se de adenocarcinoma moderadamente diferenciado. Em relação ao caso, assinale a alternativa correta:
Questão
SP - Hospital Professor Edmundo Vasconcelos - HPEV
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-62-anos-idade90815059ab
A
O tratamento indicado, nesse momento, é iniciar com quimioterapia e radioterapia neoadjuvante, seguindo de novo estadiamento, conforme as evidências.
B
Trata-se de neoplasia maligna do reto, sem metástases. Deve-se prosseguir, imediatamente, com retossigmoidectomia, linfadenectomia e anastomose primária.
C
Trata-se de lesão de reto baixo, sem possibilidade de preservação esfincteriana. Dessa forma, a cirurgia indicada é a amputação abdominoperineal do reto.
D
Nas neoplasias do reto, a excisão total do mesorreto deve ser realizada apenas nos casos em que há suspeita de comprometimento dos linfonodos, pelos exames pré-operatórios de imagem.