Mulher de 67 anos, tabagista ativa com carga acumulada de 30 anos-maço, hipertensa, procura pronto atendimento com cerca de 2 horas de evolução de palpitações. Avaliação inicial evidencia FC 160bpm, bulhas arrítmicas, PA 160 x 90 mmHg e eletrocardiograma com fibrilação atrial. Relata estar apresentando episódios semelhantes de duração mais curta e resolução espontânea nos últimos 3 meses. Com relação a condução do caso, assinale a afirmação correta.
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-67-anos69d6fe553c
A
Deve ser prontamente instituída cardioversão elétrica.
B
Pelo risco de aumento mais importante na resposta ventricular, deve ser instituída cardioversão farmacológica imediatamente.
C
Desde que sem contra-indicações, a paciente tem indicação de anticoagulação crônica com antagonista de vitamina K, inibidor da trombina ou inibidor do fator Xa.
D
Após sanada a condição aguda, visando menor mortalidade a longo prazo, deve-se priorizar uso de anti-arrítmicos em detrimento de estratégia de controle de frequência.
E
Caso paciente não tenha condições de arcar com custo de novos anticoagulantes e não tenha disciplina para adequado controle de TAP com a varfarina, uma boa opção é a dupla antiagregação plaquetária com AAS e clopidogrel como profilaxia para AVC cardioembólico.