Mulher, 72 anos, há 20 anos com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 (DM2), hipertensa, dislipidêmica, obesidade grau 2. Retinopatia diabética proliferativa bilateral, neuropatia periférica e ECG com zona inativa anterosseptal. Exames laboratoriais: hemoglobina glicada 9,5%, LDL colesterol 123 mg/dL, creatinina 1,2 mg/dL. Uso irregular de metformina. Sobre o caso clínico, é correto afirmar que:
Questão
SC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulher-72-anos-ha-205558bc76e3
A
a insulinoterapia não deve ser considerada para esta paciente visto que a hemoglobina glicada é menor que 10% e aumentaria o risco de hipoglicemia e ganho de peso.
B
como o valor de creatinina está adequado para o sexo feminino, é possível otimizar a dose de metformina na sua dose máxima diária.
C
por se tratar de um paciente com DM2 e doença aterosclerótica já definida, a indicação de tratamento intensivo com estatinas está estabelecido independentemente do valor do LDL colesterol.
D
a meta ideal de hemoglobina glicada para esta paciente é inferior a 5,7%.
E
a presença de complicações crônicas microvasculares e tempo de doença não modificam a meta glicêmica dos pacientes de alto risco cardiovascular, necessitando controle glicêmico intensivo.