Questão
SP - Hospital Professor Edmundo Vasconcelos - HPEV
2023
Residência (Acesso Direto)
Mulher-72-anos-idade10508d4a1e9
Mulher, 72 anos de idade, procura emergência por episódios de sangramento nas fezes há um dia. Relata dois episódios de sangramento vivo nas fezes em pequena quantidade. Nega episódios prévios. Relata hábito intestinal cronicamente obstipado. Apresenta antecedente de hipertensão arterial sistêmica, em uso de hidroclorotiazida 25mg/dia e losartana 100mg/dia, com bom controle pressórico. Ao exame físico, encontra-se em bom estado geral, normocorada, com sinais vitais normais. Abdome globoso, flácido, indolor, sem sinais de irritação peritoneal. No exame proctológico, não se evidenciam doenças orificiais e o toque retal está normal. Os exames laboratoriais estão normais. Traz colonoscopia realizada há 6 meses (mostrada a seguir): Em relação ao tratamento desta paciente, assinale a opção correta:


A
Realizar colonoscopia de emergência, uma vez que o sangramento dessa afecção tende a ser constante e evoluir com instabilidade hemodinâmica.
B
Solicitar arteriografia, permitindo que se identifique o local específico do sangramento e sua contenção por meio de embolização.
C
Tratamento conservador, uma vez que a paciente encontra-se estável e o sangramento da afecção apresentada tende a ser autolimitado.
D
Indicar abordagem cirúrgica com realização de retossigmoidectomia, uma vez que o cólon sigmoide é o sítio mais frequente da complicação apresentada.