Questão
SP - Hospital Regional de Presidente Prudente
2023
Residência (Acesso Direto)
Mulher-78-anos78fdc69dee
Mulher, 78 anos, internada após queda da própria altura e fratura de fêmur, cursa com diarreia líquida com muco, mais de 10 evacuações ao dia, associada a febre baixa e dor abdominal. Usou diversos esquemas de antibioticoterapia durante a internação por infecção de sítio cirúrgico. O resultado da pesquisa de toxinas A e B do Clostridioides difficile foi negativo. A paciente foi tratada com metronidazol, via oral, sem resposta clínica. 

Com base no caso clínico, assinale a alternativa correta.
A
Provavelmente, se trata de incontinência fecal e a loperamida está bem indicada nesse caso.
B
A infecção por C. difficile ainda deve ser considerada a hipótese diagnóstica mais plausível, e a sua pesquisa por PCR deve ser realizada.
C
A colonoscopia com biópsia seriada é recomendada em todos os casos de suspeita de infecção por C. difficile em que não houve comprovação laboratorial.
D
A infecção por C. difficile foi descartada pela alta acurácia diagnóstica da pesquisa de toxinas. A paciente deve ser tratada com ajuste da dieta e probióticos.
E
Não se pode descartar a presença de infecção por C. difficile, porém não há necessidade de complementação diagnóstica e o metronidazol deve ser mantido por 4 semanas.