Mulher, 83 anos, com história de insuficiência cardíaca e em uso de carvedilol 3,125mg de 12/12h, enalapril 5mg de 12/12h, furosemida 40mg e digoxina 0,250mg 1x/dia, procurou atendimento por quadro de dor abdominal, diarreia, oligúria e confusão mental. Refere início do quadro há cerca de 4 dias e que há um dia vem apresentando uma visão pouco amarelada. Ao exame, apresentava-se com pressão arterial de 90x60mmHg, frequência cardíaca de 38bpm, mucosas secas e dor abdominal difusa a palpação. Demais exames físicos sem alterações dignas de nota. Exames laboratoriais iniciais mostravam uma disfunção renal com creatinina de 2,8mg/dL, ureia de 160mg/dL, potássio de 5,8mg/dL, nível de digoxina de 2,5ng/dL. Sobre o caso, marque a alternativa INCORRETA:
Questão
PR - Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba - SMS
2022
Residência (Acesso Direto)
Mulher-83-anos-com1052a4169ac
A
Idade avançada, insuficiência renal e descompensação das doenças de base são fatores de risco para o quadro acima.
B
O eletrocardiograma associado a essa condição pode apresentar infradesnivelamento do segmento ST, onda T plana ou negativa (conhecido com “pá de pedreiro”) e intervalo QT curto.
C
O tratamento dessa condição baseia-se em suspensão do medicamento culpado, hidratação e, em alguns casos, é necessário o implante de marca-passo até a compensação clínica.
D
Com o aumento da incidência e prevalência da insuficiência cardíaca, cada vez mais é possível encontrar casos como esse, uma vez que o uso da medicação envolvida no quadro é essencial no tratamento dessa doença.