Questão
SP - Hospital Militar de Área de São Paulo - HMASP
2022
Residência (Acesso Direto)
Mulher-86-anos-chega82cb8d3d5c
Mulher, 86 anos, chega ao seu consultório de Clínica Geral com queixa de queda de cabelo e perda de peso. Há 5 meses, antes de realizar um cateterismo cardíaco, apresentou palpitação sendo medicada com amiodarona 200 mg/dia com normalização do quadro. Exames atuais mostram TSH 0,01 mUI/L (VR 0,4 a 4,0) e T4 livre 2,2 ng/dL (VR 0,8 a 1,9), US de tireoide com doppler mostrou ausência de vascularização e cintilografia de tireoide mostrou captação 0%. Quanto ao diagnóstico e à condução do caso, assinale a alternativa CORRETA:
A
A paciente tem doença de Graves e deve realizar tratamento definitivo com radioiodoterapia ou tireoidectomia de imediato.
B
O quadro de tireotoxicose apresentado evoluirá para normalização espontânea cerca de 7 dias após a suspensão da droga e não existe indicação de intervenção medicamentosa.
C
A paciente deve iniciar droga antitireoidiana, uma vez que desenvolveu uma tireotoxicose.
D
A paciente deve ser medicada com corticosteroide oral, porque o diagnóstico mais provável é uma tireotoxicose induzida pela amiodarona.
E
A dosagem de iodo urinário é método fácil e barato, e deve ser usado para monitorar o decaimento dos níveis da amiodarona circulante, além das dosagens a cada 4 a 6 semanas do TSH.