Questão
RJ - Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa - SCMBM
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Mulheres-gravidas-Rh905bf86516
Mulheres grávidas de Rh negativo com feto Rh positivo desenvolvem anticorpos anti- Rh. Esses anticorpos atravessam a placenta e podem causar a hemólise das hemácias do feto. Isso passa a ter relevância clínica geralmente a partir da 2ª ou 3ª gestação de bebês Rh positivos nessa mãe. No nascimento, esses bebês parecem normais, mas a bilirrubina não conjugada no sangue do cordão umbilical está elevada até 4mg/dL. Durante os próximos dias, poderá ocorrer icterícia, hepatoesplenomegalia, ascite e edema. Com relação ao metabolismo de bilirrubinas nesse bebê é correto afirmar que:
A
Até o nascimento, as bilirrubinas do feto não podem ser excretadas e se acumulam no seu plasma.
B
As enzimas hepáticas do metabolismo de bilirrubinas no recém nascido são pouco expressas, elevando a concentração de bilirrubina indireta sérica após o nascimento. 
C
A bilirrubina indireta não possui afinidade por lipídios de membrana de neurônios, portanto alterações neurológicas não são observadas nesse tipo de situação.
D
A bilirrubina direta é pouco solúvel no plasma e portanto, ela é transportada ligada à albumina sérica até o fígado para sua conjugação.
E
A causa primária da hiperbilirrubinemia nesses bebês é a colestase neonatal, que impede a secreçao da bilirrubina direta na bile.