Multípara, 38 anos, com 29 semanas de gestação, relata 3 episódios de perda de líquido por via vaginal nas últimas 24 horas. Nega contrações ou queixas urinárias e relata boa movimentação fetal. PA 120x70 mmHg, FC 78 bpm, Tax 36,6 ºC, AU 25 cm, BCF 128 bpm, dinâmica uterina ausente. Ao exame especular, colo com orifício em fenda, sem evidência de sangramento ou saída de líquido pelo orifício externo do colo mesmo após manobra de Valsalva. Toque não realizado. O teste de cristalização do muco cervical evidenciou aspecto em “folha de samambaia” e o teste com fita reagente evidenciou pH vaginal alcalino, acima de 6,5. Perante as evidências descritas, qual a recomendação para o caso?
Questão
Revalida - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
2022
Revalida
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Multipara-38-anos-com10985f2cbb4
A
Internar, solicitar exames laboratoriais e de avaliação da vitalidade fetal; na ausência de sinais de infecção e/ou sofrimento fetal, indicar conduta expectante.
B
Solicitar exames laboratoriais e cardiotocografia; na ausência de sinais de sofrimento fetal ou infecção materna, internar e prescrever misoprostol para indução do parto vaginal.
C
Liberar a paciente com solicitação de ultrassonografia obstétrica para confirmar a ausência de amniorrexe, orientar retorno imediato caso ocorra novo episódio de perda de líquido ou dor.
D
Solicitar realização ambulatorial de EAS, urocultura e ultrassonografia obstétrica, orientando retorno assim que os exames estiverem prontos.