Na avaliação do derrame pleural, durante investigação clínica detalhada, a toracocentese diagnóstica tem papel fundamental na sua determinação etiológica. O líquido pleural, uma vez coletado, é enviado para análise laboratorial, em que são feitas cultura e antibiograma, pesquisa de BAAR, citologia oncótica, contagem e diferencial de leucócitos e dosagens bioquímicas. Sobre a dosagem de glicose, assinale a alternativa correta.
Deverá estar em torno do dobro da glicemia e, quando em níveis maiores que o dobro no líquido pleural, sugere presença de micro-organismos, que provocam destruição celular e, assim, elevam a dosagem da glicose.
Na análise bioquímica do líquido pleural, não tem importância clínica significativa, sendo considerada importante para a pesquisa de suspeita de infecção, nesse líquido, apenas a cultura com antibiograma.
No líquido pleural, deverá estar situada em torno da metade da glicemia e, quando nesses níveis, sugere presença de micro-organismos nesse líquido, que estariam consumindo a glicose presente.
No líquido pleural, é importante para a investigação de diabetes; uma vez estando em níveis acima de 50% da glicemia normal esperada para o paciente, essa suspeita de importante patologia metabólica deverá ser considerada.
No líquido pleural, quando menor que 50% da glicemia do paciente, sugere fortemente presença de afecção reumática pleural, como lúpus ou artrite reumatoide, que, ao causarem reação autoimune na pleura, consomem a glicose presente nesse líquido.