Questão
SE - Hospital Santa Isabel - HSI - SE
2019
Residência (Acesso Direto)
Na-existem-dados940489b8c3
Não existem dados fidedignos em nosso meio sobre ''Epidemiologia de Rubéola Adquirida'', porém a incidência é maior em comunidades fechadas como creches, instituições para deficientes mentais, entre outros. A rubéola tem ciclos epidêmicos variáveis em cada região, dependendo do número de suscetíveis na população e do contato interpessoal entre esses grupos. (...) A rubéola congênita é infecciosa por período de 12 a 18 meses, podendo o vírus ser isolado em urina e secreções. 

(FARHAT, Kalil Kairalla. Infecções e parasitoses em Pediatria. Editora Harbra Ltda. São Paulo. Cap. 38.) 

Sobre o contexto enunciado, marque a alternativa incorreta.
A
Contagiosidade - varia de 15 dias antes até 30 dias após o exantema, em média de 12 dias antes e 20 dias após o início do exantema.
B
Transmissão - ocorre por via respiratória através de gotículas para os contatos próximos, é raro o contágio secundário através de mãos ou objetos; o vírus é de baixa transmissibilidade na maioria das pessoas; a transmissibilidade elevada parece estar ligada a características genéticas do hospedeiro.
C
Reservatório - constituído pelas secreções nasais, garganta e vias aéreas superiores, sendo o homem (ser humano) o único hospedeiro conhecido. 
D
Suscetibilidade - afeta principalmente suscetíveis na faixa etária de escolares, adolescentes e adultos jovens, com menor incidência em lactentes jovens e pré-escolares. 
E
Distribuição - universal com predomínio na primavera e inverno, a doença promove imunidade duradoura; a vacinação é eficaz e promove imunidade prolongada. A imunidade transplacentária é eficaz até o quinto ou sexto mês de vida, e interfere na resposta vacinal até o final do primeiro ano de vida.