Nenhum teste de diagnóstico ou de triagem é completamente acurado. A acurácia de um teste é caracterizada, em parte, por duas propriedades: sensibilidade e especificidade. Sobre essas propriedades, assinale a alternativa correta.
Questão
PR - Universidade Estadual de Londrina - UEL (Hospital Universitário da UEL)
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Nenhum-teste3275041dad
A
A sensibilidade é a capacidade de um teste ser positivo, dado que o paciente é portador de uma doença. Quanto mais sensível, menor a possibilidade de falsos- negativos.
B
A especificidade é útil para detectar um maior número de portadores de uma doença. Quanto mais específico, maior a proporção de falsos-positivos.
C
Testes muito sensíveis têm poucos falsos-positivos, assim como os muito específicos. O ideal é um teste ser altamente sensível e pouco específico.
D
Usa-se um teste altamente sensível quando o ônus de um diagnóstico errôneo é alto, e usa-se um teste altamente específico quando se deseja excluir uma doença.
E
Usa-se um teste altamente específico quando se deseja fazer o rastreamento de uma morbidade em uma grande população, e usa-se um teste altamente sensível para a confirmação diagnóstica.