Neoplasia é a proliferação descontrolada de células. Os marcadores tumorais são indicadores de alterações celulares, bioquímicas, moleculares ou genéticas em que se pode reconhecer a neoplasia. Em relação a este tema, analise as assertivas abaixo.
I - O antígeno prostático específico (PSA) é um marcador específico, utilizado como ferramenta de rastreamento e encontra-se elevado nos casos de aumento da próstata ou distorção de sua arquitetura.
II - O antígeno 19.9 (CA 19.9) é utilizado como marcador sérico no câncer de pâncreas, porém seu uso é limitado ao monitoramento da resposta á terapia, não como marcador no diagnóstico.
III - O antígeno 125 do carboidrato (CA 125) não deve ser utilizado isoladamente como ferramenta diagnóstica para o câncer de ovário devido a sua baixa especificidade.
IV - A alfa fetoproteína (AFP) é utilizada na detecção e no tratamento do câncer hepatocelular e deve ser dosada anualmente a partir de 50 anos em ambos os sexos em um programa de rastreamento deste câncer.
Estão corretas as assertivas