Nina, 43 anos, vem para consulta por dores no corpo que se intensificaram há 2 meses. Começou com dores na região lateral do quadril, à direita, irradiando pela lateral da coxa e da perna, até o pé. Tem agravamento no final do dia de trabalho como auxiliar de limpeza, mas no último mês passou a ter dores também na perna esquerda e no pescoço, na maioria dos dias e, às vezes, também lhe dói o cotovelo direito. Usou paracetamol 35 gotas (200mg/mL) até 2 vezes ao dia e diclofenaco + dipirona + orfenadrina + cafeína outras vezes, sempre com melhora parcial e transitória.
Sobre este caso clínico, avalie as asserções a seguir.
I. A dor em membro inferior direito é uma provável ciatalgia. É, portanto, recomendado que se proceda ao teste de Lasègue, no exame físico.
II. Limitação da amplitude de adução e reprodução da dor em membro inferior direito ao pressionar a região proximal ao trocanter indicam dor miofascial.
III. A hipótese de fibromialgia é provável. Portanto, está indicado, no exame físico, que se realize a pesquisa de pontos dolorosos padronizados para fibromialgia.
IV. Caso o exame físico não indique outros sinais flogísticos além das dores, seria indicado suspender o fármaco contendo AINE e aumentar a dose e frequência do paracetamol.
As assertivas que se aplicam corretamente à consulta atual são apenas