Nulípara de 25 anos vem à consulta porque parou de usar anticoncepcional há 6 meses e ainda não conseguiu engravidar. Apresenta ciclos menstruais a cada 26 e 30 dias. Nega internações, cirurgias e tratamentos prévios para doenças como clamídia, gonococo ou sífilis. Informa que faz uso de maconha para relaxar no final do dia, pois o seu trabalho é muito cansativo. Toma pelo menos 5 xícaras de café (575 mg de cafeína) ao dia para ficar alerta. No exame físico, sua pressão arterial era 110/70 mmHg e o índice de massa corporal (IMC) era 28. Os demais achados estavam dentro da normalidade. O médico tranquilizou a paciente e disse que ela deveria esperar 1 ano para iniciar a investigação da infertilidade, e que poderia continuar a vida como estava levando, sem se preocupar. Considerando essas informações, pode-se afirmar que a conduta do médico está:
Questão
RS - Associação Médica do Rio Grande do Sul - AMRIGS
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Nulipara-25-anos-vem-a14414f67ecb
A
Correta em todos os aspectos.
B
Parcialmente correta, pois ele deveria ter recomendado a redução do peso, iniciar terapias cognitivas para diminuir o cansaço causado pelo trabalho, mantendo os demais aspectos da sua vida da mesma forma.
C
Parcialmente correta, pois deveria tê-la aconselhado a buscar um IMC de 24, a cessar o uso da maconha e diminuir o consumo de café para 1 xícara por dia.
D
Incorreta em todos os aspectos, pois ele deveria ter encaminhado a paciente para um serviço de infertilidade, já que, após 6 meses tendo relações sexuais desprotegidas, mais de 85% das mulheres engravidam.