Num bairro periférico, entre a zona rural e a zona urbana, pacato e tradicional, construiu-se um conjunto habitacional, por meio de um projeto desenvolvido pelo município, para substituição de favelas. Com isso, instalaram-se 750 famílias, vindas de uma favela localizada no centro da cidade, local onde está sendo construído um gigantesco Shopping Center. O que se observou, dentro da Unidade de Saúde da Família, foi, além do crescimento de usuários recém-chegados, casos de violência: contra a mulher, abuso de crianças, traumas físicos e muitos relatos de drogadição e uso excessivo de álcool. Os usuários habituais e antigos do bairro passaram a se queixar de barulhos, algazarras, assaltos nunca presenciados antes, sempre com ansiedade e revolta. Diante dos acontecimentos, além de intervenções junto a outros setores institucionais, o gestor deveria:
Questão
SP - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE
2014
Residência (Acesso Direto)
Num-bairro-periferico1298cc44df2
A
montar uma nova equipe ESF, incorporando ações matriciais com o NASF, principalmente com relação ao atendimento de saúde mental.
B
construir uma nova UBS, acrescentando especialidades adequadas às novas necessidades da população.
C
ampliar a Unidade de Saúde da Família existente, contratando mais um médico e um enfermeiro, considerando os recursos escassos e a manutenção da mesma área de abrangência.
D
montar uma Policlínica com serviço de Pronto Atendimento.
E
construir um Pronto-Socorro com unidades adequadas de transporte, considerando o aumento acentuado da violência.