Questão
PB - Faculdade de Medicina Nova Esperança - FAMENE
2023
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Organizaca-Mundial-Sau41fdf8829f
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que a proteção à maternidade tem como objetivo garantir a saúde das mulheres durante a gestação, o puerpério e o aleitamento, além de ensinar os cuidados dispensados às crianças. 

Na assistência pré-natal de risco habitual
A
o uso de ácido fólico na dose de 0,4 mg/dia, com o objetivo de prevenir defeitos de fechamento do tubo neural, iniciado um mês antes da gravidez, deverá ser mantido durante o período de embriogênese (até 16 semanas). Ideal seria que as gestantes portadoras de doenças crônicas já estivessem com sua medicação de uso contínuo adequada previamente à gravidez.
B
a prenhez intrauterina por ultrassonografia endovaginal corresponde a hCG acima de 5000 mLU/mL. Níveis entre 4000 e 3999mL/mL sugere gravidez anormal ou ectópica. Níveis de hCG maiores do que o normal indicam gravidez molar ou múltipla.
C
a ultrassonografia morfológica de primeiro trimestre deve ser realizada entre a 14ª e 16ª semanas, com o objetivo de detectar a síndrome de Down (89%) e a trissomia do 18 (95%) através da medida da translucência nucal e avaliação do osso nasal eleva o índice de detecção de síndrome de Down para cerca de 95%.
D
o rastreamento de diabetes gestacional é na primeira consulta pré-natal com 75 mg de dextrozol, e os valores propostos para diagnóstico foram jejum de 90 mg/dL; 1ª hora de 165 mg/dL; 2ª hora de 143 mg/dL.
E
a cultura de estreptococo do grupo B do introito vaginal e perianal se associa ao aumento da morbimortalidade perinatal. Pode ser transmitida ao recém-nascido durante a gestação e o parto, levando à pneumonia, meningite e septicemia. O exame deve ser realizado na primeira consulta pré-natal e, quando negativo, repetir com 22 semanas por volta de 35 semanas; e quando positivo, fazer a antibioticoprofilaxia anteparto.