P.A.S.B tem 45 anos e trabalha como pedreiro numa construtora. Chega à Unidade de Saúde com dor lombar há dois dias de moderada intensidade, sem irradiação para outras partes do corpo. Refere que já teve quadro semelhante há cinco meses. Nega outros sintomas ou traumas no dorso. Ao exame físico, apresenta pressão arterial de 130 x 90 mmHg com ausculta cardíaca e pulmonar normais. Abdome e membros sem alterações e manobra de lasègue negativa. Considerando a abordagem de dor lombar apresentada no Tratado de Medicina de Família e comunidade, avalie as alternativas abaixo e assinale a afirmativa que apresenta a conduta mais adequada ao caso:
Questão
PB - Universidade Federal da Paraíba - UFPB (Hospital Universitário Lauro Wanderley - HULW)
2019
Residência (Acesso Direto)
P-S-B-tem-45-anos105ea647bf1
A
Neste caso, deve-se prescrever anti-inflamatório ou paracetamol, podendo-se associar um relaxante muscular. A idade superior a 40 anos torna necessária a solicitação de radiografia da coluna lombar. Por fim, deve ser emitido atestado para que o paciente fique em repouso no leito para melhor recuperação.
B
Neste caso, deve-se prescrever anti-inflamatório ou paracetamol, podendo-se associar um relaxante muscular. A idade superior a 40 anos torna necessária a solicitação de radiografia da coluna lombar. Por fim, deve ser emitido atestado para que o paciente fique afastado de suas atividades laborais para evitar sobrecarga na coluna lombar. Não é necessária restrição ao leito.
C
Neste caso, deve-se prescrever anti-inflamatório ou paracetamol, podendo-se associar amitriptilina. Não é necessário solicitar radiografia neste momento. Por fim, deve ser emitido atestado para que o paciente fique afastado de suas atividades laborais para evitar sobrecarga na coluna lombar. Não é necessária restrição ao leito.
D
Neste caso, deve-se prescrever anti-inflamatório ou paracetamol, podendo-se associar um relaxante muscular. Não é necessário solicitar radiografia neste momento. Por fim, deve ser emitido atestado para que o paciente fique afastado de suas atividades laborais para evitar sobrecarga na coluna lombar. Não é necessária restrição ao leito.
E
Neste caso, deve-se prescrever um relaxante muscular, restringindo o uso de anti- inflamatório apenas nos casos refratários.Não é necessário solicitar radiografia neste momento. Por fim, deve ser emitido atestado para que o paciente fique em repouso no leito ara melhor recuperação.