Questão
SP - PUC Sorocaba
2019
Residência (Acesso Direto)
P-S-S-50-anos-esta-pre106b5c390ec
P.S.S., 50 anos, está na pré-menopausa e detectou caroço em sua mama direita há 2 meses. Ao exame clínico havia assimetria mamária, com retração no QSL/MD, mais evidente na inspecção dinâmica. A palpação caracterizava nódulo de 3,0 cm de diâmetro, isolado, endurecido, aderido ao tecido adjacente. Havia gânglio palpável de 4,0 cm de diâmetro (no Nível I da axila). A biópsia revelou ‘carcinoma ductal infiltrativo (de mama)’. A paciente foi submetida a mastectomia radical modificada e, no resultado do anatomopatológico, foram observados 4 linfonodos com metástases, entre os 10 linfonodos que foram ressecados. 

Com relação à situação clínica acima, assinale a alternativa CORRETA, entre as abaixo relacionadas:
A
O antecedente familiar é o principal fator de risco para o câncer de mama feminino, bem como menarca tardia, multiparidade, idade da primeira gestação a termo antes dos 30 anos, uso de anticoncepcionais orais, falência ovariana prematura, substituição adiposa do tecido mamário.
B
Os marcadores tumorais CA15-3, CA72.4, CEA e outros possuem papel substantivo na suspeita diagnóstica, na avaliação do prognóstico clínico, bem como no seguimento/proservação do tratamento de pacientes com câncer de mama.
C
Os receptores de estrógeno (RE), progesterona (RP) e do HER2, no denominado ‘perfil triplo negativo’ estão pouco expressos, correspondendo ao maior risco de recorrência em 3 anos e maiores taxas de mortalidade em 5 anos, quando comparados aos outros subgrupos.
D
No caso apresentado acima, a radioterapia complementar não necessita ser indicada como tratamento adjuvante após a cirurgia, pois o tratamento cirúrgico foi radical, com número adequado de linfonodos ressecados.