Questão
MG - Processo Seletivo Unificado - PSU MG
2012
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
PHF-sexo-masculino-5913445a3f17b
PHF, sexo masculino, 59 anos, bancário, apresenta dor abdominal de início há 12 horas, hipogástrica e incaracterística nos primeiros momentos, localizando-se depois na fossa ilíaca esquerda, de forte intensidade. Apresenta inapetência e náusea. Ao exame físico, apresenta febre de 38,2ºC e o abdome mostra-se doloroso na fossa ilíaca esquerda à compressão e à descompressão, com defesa muscular involuntária na região, sem alterações nos outros quadrantes abdominais. Exames complementares mostraram exame sumário de urina sem alterações e hemograma com leucocitose de 14.200/mm³ com 6% de bastonetes e neutrofilia. Radiografias de tórax e abdome não mostraram alterações significativas. Tomografia de abdome mostrou espessamento difuso da parede do sigmoide, sem redução significativa da luz, com edema e espessamento do mesossigmoide e ausência de coleções líquidas na cavidade abdominal. Considerando-se o diagnóstico mais provável, é CORRETO afirmar que:
A
O tratamento deve ser cirúrgico, com antibioticoterapia associada por dez dias ou mais.
B
O tratamento deve ser cirúrgico, já que antibióticos não geram qualquer benefício para pacientes com casos assemelhados ao caso apresentado.
C
O tratamento deve ser cirúrgico, já que pacientes com casos assemelhados tratados exclusivamente com antibióticos tem pior prognóstico de morbimortalidade; entretanto, antibioticoprofilaxia deve ser empregada.
D
O tratamento deve ser com antibioticoterapia, sem cirurgia, já que somente um pequeno percentual de pacientes com casos assemelhados se beneficia do tratamento cirúrgico.