Paciente, 1 ano e 2 meses de idade, é levada para o hospital com quadro de diarreia há mais de 6 meses, vômitos esporádicos, inapetência, irritabilidade e perda de peso importante. No exame físico, é notado o estado nutricional precário, déficit do desenvolvimento, distensão abdominal, diminuição do tecido celular subcutâneo, com atrofia da musculatura glútea, não se senta. As fezes são fétidas, gordurosas e volumosas. Em relação a essa patologia, é incorreto afirmar:
Questão
BA - Sistema Único de Saúde - SUS Bahia
2006
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-1-ano-2-meses73906a00c9
A
A doença celíaca, DC, é uma intolerância permanente ao glúten, caracterizada por atrofia total ou subtotal da mucosa do intestino delgado proximal e consequente má- absorção de alimentos, em indivíduos geneticamente susceptíveis.
B
Para que ocorra a expressão da DC, além do uso do glúten na dieta, é necessária a presença de fatores genéticos, imunológicos e ambientais.
C
Os testes de absorção intestinal, como a prova de absorção da D-Xilose, a dosagem de gordura nas fezes e os estudos hematológicos como determinações de folatos nos glóbulos vermelhos tem valor em crianças que apresentam quadro clínico florido de síndrome de má-absorção.
D
A DC assintomática, entre familiares de primeiro grau de pacientes celíacos, não pode ser reconhecida, mesmo após o desenvolvimento de marcadores séricos específicos, especialmente os anticorpos antigliadina, antiendomísio e antireticulina.
E
O tratamento da doença celíaca é basicamente dietético, devendo-se excluir o glúten da dieta durante toda a vida, tanto nos indivíduos sintomáticos quanto nos assintomáticos.