Paciente de 10 anos foi trazido à Emergência de um hospital terciário com queixa de dor em região distal da coxa direita, associada a edema e calor local. A mãe negou histórico de traumas e informou sobre febre intermitente e perda de peso nos últimos 2 meses. Radiografia de fêmur/coxa direita demonstrou lesão osteolítica e reação periostal em aspecto de triângulo de Codman no fêmur distal. Diante da história, do exame físico e do raio X ósseo do paciente, qual a conduta mais adequada?
Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-10-anos-foi84a46fd7dd
A
Liberar o paciente da Emergência com prescrição de amoxacilina-clavulanato com retorno agendado para reavaliação na UBS em 1 mês; a lesão óssea é inespecífica, e o quadro clínico é compatível com infecção de partes moles.
B
Internar o paciente e solicitar ressonância magnética do membro acometido e programar biópsia da lesão; a lesão óssea é patognomônica do sarcoma de Ewing.
C
Internar o paciente, coletar amostras para hemocultura, hemograma e proteína C reativa e iniciar oxacilina intravenosa; a lesão óssea possui característica patognomônica de osteomielite aguda, não sendo necessária investigação adicional.
D
Internar o paciente, coletar amostras para hemocultura, hemograma e proteína C reativa, iniciar oxacilina intravenosa, solicitar ressonância magnética do membro acometido e programar biópsia da lesão; a lesão óssea é altamente suspeita de tumor maligno, sendo necessário o diagnóstico diferencial para osteomielite.