Questão
PR - Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais - SMS
2014
Residência (Acesso Direto)
Paciente-12-anos123dafae884
Paciente de 12 anos, feminino, previamente hígida, deu entrada no pronto atendimento com queixas de febre não aferida de 4 dias e queixas inespecíficas, tais como, mialgia, emagrecimento e sudorese. Ao exame apresentava-se em regular estado geral, com febre aferida de 38,1°C, hidratada, corada, sem fácies características, ausculta cardíaca com bulhas rítmicas normofonéticas em 2 tempos com sopro protomesossistólico grau 3, mais audível em foco mitral sem irradiações. À ausculta pulmonar murmúrios vesiculares presentes e simétricos sem evidências de ruídos adventícios. Ao exame abdominal com ruídos hidroaéreos presentes, abdome flácido indolor à palpação superficial e profunda, hepatimetria normal, sem sinais de irritação peritoneal e Traube ocupado. Pele com presença de lesões de Jane Wane. 

De acordo com a descrição acima assinale a alternativa correta:
A
O diagnóstico mais provável para esta descrição clínica é de púrpura de Henoch- shönlein devido o acometimento cutâneo característico desta entidade nosológica.
B
O diagnóstico mais provável para esta descrição clínica é de Púrpura trompocitopênica idiopática devido ao achado de esplenomegalia, sendo indicada intervenção cirúrgica precoce. 
C
De acordo com os critérios de Duk, não é possível estabelecer diagnóstico de endocardite infecciosa, porém este quadro deve ser considerado como endocardite infecciosa provável. 
D
O quadro clínico descrito acima é clássico de Doença de Kawasaki, sendo justificado pelo quadro febril seguido de alteração na ausculta cardíaca e lesões de pele.
E
A paciente em questão deve ser internada e como primeira medida deve ser instituída antibioticoterapia de amplo espectro até normalização dos picos febris.