Questão
MS - Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande - SMSCG
2018
Residência (Acesso Direto)
Paciente-12-anos125661da5c0
Paciente de 12 anos, asmática, comparece ao retorno ambulatorial após ter iniciado tratamento com corticóide inalatório há 3 meses. Desde então faz uso regular (boa adesão) de budesonida 200 mcg/dia (dose baixa) com técnica adequada. Não teve crise de asma com necessidade de ir a serviço de emergência após o uso da budesonida. No último mês relata sibilância três vezes por semana, com necessidade do uso de salbutamol, também três vezes por semana e limitação para exercícios. Negou despertares noturnos. Traz resultado de espirometria com técnica adequada: De acordo com as diretrizes da sociedade brasileira de pneumologia para o Manejo da Asma (2012),assinale a alternativa que representa o nível de controle da asma e a respectiva conduta a ser adotada neste momento para esta paciente:


A
Asma não controlada. Uma opção para o tratamento seria associar ao corticoide inalatório um B2 agonista de longa duração como o formoterol.
B
Asma não controlada . Ainda assim, devido a boa adesão não há necessidade de alterar o tratamento que está sendo realizado.
C
Asma parcialmente controlada. Considerar aumentar a dose da budesonida inalatória para 400mcg/dia para atingir o controle.
D
Asma parcialmente controlada. Devemos manter o tratamento com a budesonida por mais 3 meses.
E
Asma controlada. Podemos diminuir a dose do corticoide inalatório, mas mantendo ainda no step 2.