Questão
SP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (Hospital de Base de São José do Rio Preto - HB)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-12a-semana669e582e6a
Paciente na 12ª semana de gestação evoluiu com abortamento espontâneo incompleto. Como não ocorreu a eliminação de todo o conteúdo intrauterino, vai ser submetida à curetagem uterina. Não deseja uma gravidez subsequente em longo prazo. Antes de ser submetida ao procedimento cirúrgico, foi devidamente esclarecida sobre os métodos contraceptivos e optou pela inserção do DIU (Dispositivo Intrauterino) de Cobre. 

Nesse caso, a orientação para essa paciente é:
A
Deverá aguardar 4 semanas após a curetagem, devido às altas taxas de perfuração uterina que ocorrem após abortamento se o dispositivo for inserido imediatamente.
B
Poderá ser realizada a inserção do DIU imediatamente após a curetagem uterina, pois é um método seguro e eficaz e de excelente estratégia para a prevenção de gestações não planejadas.
C
Deverá aguardar até 6 semanas para o procedimento, devido à alta incidência de expulsão se for realizado antes desse período.
D
A indicação para a inserção desse método contraceptivo nas maternidades é somente após parto por via vaginal ou via abdominal, devido à alta incidência de infecção pós-abortamento.