Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2025
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-14-anos-idade126dd8cda21

Paciente de 14 anos de idade, em tratamento para leucemia linfoide aguda com prednisolona, vincristina, doxorrubicina, L-asparginase e metotrexato intratecal, encontrava-se internada na enfermaria. Após um episódio de crise epiléptica tônico-clônica generalizada, foi transferida para a UTI em pós-ictal. À admissão, encontrava-se com frequência respiratória de 8 ipm, mantendo SpO₂ de 88% com máscara não-reinalante. Foi realizada intubação orotraqueal com a paciente acoplada em ventilação mecânica invasiva com parâmetros baixos. Apresentou novo episódio de crise epiléptica tônico-clônica, sem resposta a benzodiazepínico em bólus, porém com resolução após dose de fenitoína de ataque. Paciente tem apresentado elevações de pressão arterial nos últimos dias, necessitando inclusive da introdução de anlodipino 0,4 mg/kg/dia. Realizada ressonância magnética nuclear de crânio conforme imagem a seguir:


A respeito do diagnóstico mais provável para o caso, assinale a alternativa correta.
A
Hipertensão arterial e uso de corticoides e imunossupressores são fatores de risco associados a essa condição clínica. Tipicamente, valores de pressão arterial sistólica muito elevados (aumento da pressão hidrostática) contribuem para quebra de barreira hemato-encefálica, causando extravasamento de fluido para o tecido cerebral e consequente edema localizado.
B
A circulação cerebral anterior é a mais acometida, por conta da ausência de mecanismos contrarreguladores adequados para lidar com os aumentos excessivos de pressão arterial.
C
Os sintomas mais típicos são quadros epilépticos de ausência, o que torna o caso em questão atípico. O paciente tipicamente refere sintomas como parestesias como aura ou pródromo, antecedendo as crises.
D
Trata-se de quadro secundário à invasão do sistema nervoso central pela leucemia, levando à imagem típica apresentada, consistente com metástase para sistema nervoso central.