Paciente, 15 anos, 32º dia de puerpério, é visitada em domicílio pela equipe de saúde da família, após ter faltado à consulta de puericultura agendada para seu filho. Questionada sobre o motivo da ausência, já que ela nunca faltou às consultas de pré- natal e sempre se mostrou muito responsável, a paciente respondeu que faltou porque seu filho mamava bem e não estava doente, e além disso, às vezes tinha vergonha de ir à unidade de saúde porque referia que as outras pessoas olhavam para ela com recriminação, por ser muito nova e já ser mãe. Considerando os princípios do método clínico centrado na pessoa, qual a melhor conduta neste caso?
Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-15-anos-32o11187160634
A
Ouvir os problemas, as necessidades e preferências da adolescente e elaborar um plano terapêutico compartilhado.
B
Ser empático, intensificar a relação médico-paciente e comunicar aos responsáveis pela adolescente para certificar que ela não falte mais às consultas.
C
Acolher a paciente, entendê-la integralmente e acionar o Conselho Tutelar devido ausência de autonomia para promover cuidados adequados a seu filho.
D
Explorar seu entendimento sobre o que é prevenção de doenças e continuar as consultas de puericultura em domicílio, assegurando o cuidado adequado ao recém- nascido.