Paciente de 16 anos de idade, primigesta em trabalho de parto, não realizou pré-natal. Nega comorbidades. Trouxe a ultrassonografia obstétrica que realizou há cinco dias, na qual constam feto longitudinal, cefálico, dorso à esquerda, BCF = 154 bpm, placenta fúndica grau 2, peso fetal estimado no percentil 45 para a idade gestacional , ILA = 10 cm. O toque vaginal revelou colo 70% apagado, dilatação de 5 cm, bolsa íntegra, altura do polo cefálico no plano 2 de De Lee e variedade de posição occípito-esquerda transversa. Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos corretos, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
DF - Hospital Oftalmológico de Brasília - HOB
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-16-anos-idade100ad19d381
A
No momento da realização da ultrasonografia, o feto se encontrava em situação esquerda, posição longitudinal e apresentação cefálica.
B
Assinclitismo seria considerado, caso a sutura sagital fetal posicionada no eixo laterolateral se encontrasse mais próxima ao sacro ou ao pube.
C
Variedade de posição occipitossacra é impeditiva para o parto normal.
D
O grau placentário representa a espessura do tecido da placenta em sua porção central e tem forte correlação com sofrimento fetal, se estiver com valor alterado.
E
As bacias antropoides são as que possuem melhor prognóstico para parto normal.