Paciente de 18 anos veio a consulta para escolha de método contraceptivo. Informou estar namorando há 6 meses um rapaz que reside em outra cidade e que chegara em Porto Alegre em 2 dias, quando ela pretende iniciar sua vida sexual. Negou história de doenças e uso de medicamentos. Fizera a vacina quadrivalente para HPV há 6 anos. Referiu estar no primeiro dia da menstruação e que seus períodos são sempre irregulares e acompanhados de cólica intensa. Manifestou seu desconforto em menstruar, por apresentar muitos sintomas de tensão pré-menstrual (mastalgia, irritação, distensão abdominal, cefaleia). Um tio paterno teve trombose venosa profunda em membro inferior aos 70 anos. Que alternativa de anticoncepção, dentre as abaixo, seria a mais adequada para essa paciente?
Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-18-anos-veio121ee1275b0
A
Anticoncepcional oral combinado, por corrigir o c ciclo menstrual, tornando o padrão previsível.
B
Anticoncepção oral com progestágeno isolado, pois a história familiar de trombose contraindica a anticoncepção hormonal combinada.
C
Implante subdérmico de etonogestrel ou acetato de medroxiprogesterona de depósito via intramuscular, por terem efeito imediato ou em 24 horas respectivamente, se inserido ou administrado no primeiro dia do ciclo.
D
Sistema intrauterino de levonorgestrel, porque trataria a dismenorreia e diminuiria os sintomas pré-menstruais