Paciente de 22 anos, queixa-se de longos períodos de atraso menstrual, chegando até a 3 meses, desde a menarca. Refere também acne e aumento de pelos em mento e região lateral da face. Já havia procurado auxílio médico há vários anos, porém foi informada de que a irregularidade era normal da idade. Menarca aos 13 anos. DUM: há 2 meses, costuma ter fluxo intenso e sem cólica. Sexarca aos 17 anos, com uso irregular de condom. Ao exame: IMC: 24, acne moderada e pelos pouco aumentados em face e abdome inferior. Exame ginecológico normal. A melhor conduta para esta paciente, diante da suspeita clínica seria:
Questão
PI - Universidade Estadual do Piauí - UESPI
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-22-anos10577705d53
A
Prescrição de metformina 1500mg/dia, tendo em vista evitar complicações futuras decorrentes da síndrome metabólica.
B
Prescrição de progesterona contínua para proteção endometrial, anticoncepção e preservação do futuro reprodutivo
C
Prescrição de anticoncepcional oral contínuo com etinilestradiol + acetato de ciproterona para regularização dos ciclos, proteção endometrial, e melhora do hiperandrogenismo.
D
Prescrição de Flutamida para tratamento dos sinais de hiperandrogenismo, que trazem as piores sequelas físicas e psicológicas para estas pacientes.
E
Orientar inicialmente a mudança no estilo de vida com ênfase na perda de peso e sem tratamento medicamentoso, a princípio.