Questão
AL - Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes)
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-22-anos113a8fe841e
Paciente 22 anos, masculino, apresentando quadro de dor abdominal em região periumbilical há 2 dias, de moderada intensidade com alívio discreto com uso de analgésicos comuns, sem irradiação, associada à anorexia, náuseas e vômito. Nas últimas horas, evoluiu com piora da dor e migração dessa dor para a fossa ilíaca direita. Dados Vitais: temperatura 38 °C, frequência cardíaca 106 bpm, frequência respiratória 21 irpm, normotenso. Exame físico do abdome: flácido, doloroso à palpação superficial e profunda da fossa ilíaca direita. Sinais de Blumberg e Rovsing positivos. Hemograma: Hemoglobina: 13 mg/dL (VR: 12-16) Leucócitos: 16460 (bastões: 5%). Ultrassom do abdome revela apenas as alterações apresentadas nas figuras. Sobre o caso, assinale a alternativa correta.


A
Trata-se de um caso de apendicite aguda não complicada e está indicado o tratamento exclusivamente clínico com uso de antibioticoterapia.
B
O escore de Alvarado do caso em questão indica baixa probabilidade de apendicite aguda e o paciente deverá ser acompanhado apenas com exame físico seriado.
C
Trata-se de um caso de apendicite aguda não complicada e o tratamento cirúrgico, apendicectomia videolaparoscópica, associada ou não a antibioticoterapia, está indicado.
D
Trata-se de um caso de apendicite aguda complicada com abscesso, sendo indicada a drenagem percutânea do abscesso e antibioticoterapia, seguido de apendicectomia em momento oportuno.
E
Trata-se de apendicite aguda e o tratamento cirúrgico convencional tem maior vantagem em relação ao tratamento cirúrgico por videolaparoscopia devido ao retorno precoce às atividades, menor incidência de infecção de ferida operatória e menos dor no pós-operatório.