Questão
SP - PUC Sorocaba
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-24-anos1263bfc6c43
Paciente de 24 anos, desquitada, garota de programa, I Gesta I Para, teve um parto normal há 3 anos e procura atendimento porque há 2 semanas tem “irritação e corrimento vaginal” (sic). Ao exame físico ginecológico encontramos discreta hiperemia e edema vulvar assim como sinais de escarificação nos grandes lábios. O exame especular apresentou profuso conteúdo vaginal fluido amarelo-esverdeado, bolhoso, com hiperemia e edema de vagina e colo uterino. Ao teste de Schiller confirma-se importante cérvico-colpite focal. Nessa consulta foi colhida a colpocitologia oncótica do colo uterino. Após o tratamento local e sistêmico, a paciente, já sem sintomas, retornou para saber o resultado. O laudo do exame foi “intensa reação inflamatória + células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASCUS)”. 

Considerando-se esse resultado qual das alternativas encontra-se CORRETA.
A
O resultado pode ter sido determinado pelo quadro inflamatório da vulvovaginite associada, seria interessante nova colheita posteriormente, já que não mais deve haver a infecção.
B
Uma proposta adequada seria submeter a paciente a Conização com Bisturi de Alta Frequência (CAF) que é um procedimento propedêutico ao mesmo tempo em que é terapêutico.
C
A paciente deve ser encaminhada para atendimento especializado em oncologia ginecológica, pois o tratamento dependerá do estadiamento clínico que se faz com exames de imagem.
D
A Conização cervical uterina com Bisturi de Alta Frequência permitirá definir a conduta definitiva, pois não sabemos se há margem de segurança na colheita da citologia oncótica.