Questão
SP - Hospital São Lucas de Ribeirão Preto - HSLRP
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-25-anos-com887bf9ddd8
Paciente de 25 anos, com diabetes melitos tipo 1, comparece ao pronto socorro com histórico de mordedura pelo seu animal (cão da raça pitbull) em mão esquerda. O cão foi sacrificado por populares que encaminharam o paciente ao pronto socorro. Ao exame, apresenta 3 lesões puntiformes em dorso de mão, uma delas com pequena laceração e coágulo. Refere histórico vacinal de tétano completo, com última dose há 6 anos. Além dos cuidados com a ferida (irrigação copiosa com salina e desbridamento), quais as demais condutas para esse caso?
A
Profilaxia antibiótica com amoxicilina/clavulanato por 5 dias, toxóide tetânico 1 dose; encaminhar ao CRIE para profilaxia antirrábica com soro e vacinação nos dias 0, 7, 14 e 28.
B
Profilaxia antibiótica com amoxicilina/clavulanato por 10 dias, toxóide tetânico 1 dose; encaminhar ao CRIE para profilaxia antirrábica com vacinação nos dias 0,3,7,14 e 28.
C
Profilaxia antibiótica com amoxicilina/clavulanato por 5 dias, toxóide tetânico 1 dose; não há indicação de profilaxia antirrábica.
D
Não há indicação de profilaxia antibiótica, toxóide tetânico 1 dose; encaminhar ao CRIE para profilaxia antirrábica com soro e vacinação nos dias 0,3,7,14 e 28.