Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-26-anos-com154e2354c62
Paciente de 26 anos, com seu primogênito de 13 dias de vida, procurou a UBS por estar tendo dificuldades com a amamentação. Há 3 dias, referiu a ocorrência de dor e sangramento pelo mamilo da mama esquerda durante a amamentação, razão pela qual vinha extraindo o leite dessa mama manualmente e mantendo a amamentação apenas na mama direita. A dor e a vermelhidão tinham piorado nos últimos 2 dias. Negou febre, prurido ou sensação de queimação nos mamilos, mas relatou sudorese intensa e calafrios durante a noite. Ao exame, a temperatura axilar era 37,5o C. A mama esquerda apresentava área com eritema, calor e endurecimento sem flutuação; o mamilo era plano, estava com eritema e apresentava fissuras. A criança encontrava-se saudável e, desde a alta hospitalar, já havia ganhado 320 g. Além da analgesia e orientação da pega, assinale a alternativa que contempla o diagnóstico, a conduta e as orientações adequadas para a mãe.
A
Mastite – Prescrever amoxicilina-clavulanato, realizar a extração manual do leite na mama esquerda até parar o sangramento e manter a amamentação na mama direita. – Tratar o mamilo com mupirocina creme a 2%.
B
Mastite – Prescrever cefalexina, colocar compressas mornas e manter a amamentação em ambas as mamas, iniciando pela direita. – Orientar a alternância de posições de mamada, reduzindo a pressão sobre os pontos dolorosos.
C
Ingurgitamento mamário – Colocar compressas mornas e manter a amamentação em ambas as mamas, iniciando pela esquerda. – Tratar o mamilo com creme de lanolina mantendo-o seco e expondo-o ao sol.
D
Ingurgitamento mamário – Colocar compressas frias, realizar a extração manual do leite na mama esquerda até parar o sangramento e manter amamentação na mama direita. – Tratar o mamilo com mupirocina creme a 2%.