Paciente, 26 anos de idade, procura a UBS referindo menstruações irregulares com intervalos prolongados entre os ciclos desde a menarca, aos 14 anos de idade. Ela diz que, nos últimos anos, apresentou ganho de peso, além de aumento dos pelos na face e no abdômen. A paciente mostra sinais de hirsutismo e um aumento da circunferência abdominal (IMC de 31 kg/m²). Os exames laboratoriais mostram um aumento da testosterona total e da insulina em jejum. As imagens da ultrassonografia transvaginal visualizaram vários cistos pequenos na periferia dos ovários.
Em relação às condições laboratoriais e clínicas, considere as afirmativas a seguir
I. O hirsutismo e a obesidade abdominal aumentam o risco de resistência à insulina e das complicações metabólicas na SOP (Síndrome dos Ovários Micropolicísticos).
II. O manejo da SOP deve incluir mudanças no estilo de vida para reduzir a resistência à insulina e regular os ciclos menstruais.
III. O tratamento inicial para a SOP deve focar na indução da ovulação e no tratamento da infertilidade, mesmo que a paciente não esteja tentando engravidar.
IV. A ultrassonografia mostrando ovários micropolicísticos é suficiente para confirmar o diagnóstico de SOP.
Assinale a alternativa correta.