Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2020
Residência (Acesso Direto)
Paciente-27-anos1029ff71827
Paciente de 27 anos, previamente hígido, consultou na Unidade Básica de Saúde (UBS) por poliúria, polidipsia e perda de peso nas últimas 2 semanas (altura de 1,78 m, peso usual de 74 kg e peso atual de 70 kg), sem outras queixas. Informou não haver história de diabetes melito na família. O exame físico foi normal. O paciente trouxe uma medida de glicemia plasmática em amostra coletada sem jejum há 2 dias em uma Unidade de Pronto-Atendimento, com resultado de 289 mg/dl. A medida da glicemia capilar realizada na UBS indicou 358 mg/dl (sem jejum). 

Que conduta, dentre as abaixo, deve ser adotada?
A
 Solicitar glicemia de jejum e hemoglobina glicada para confirmação do diagnóstico e agendar consulta para reavaliação em 1 mês.
B
 Solicitar teste oral de tolerância à glicose urgentemente e programar consulta para reavaliação em breve.
C
 Iniciar tratamento com insulina subcutânea em esquemas basal e em bolo, encaminhar o paciente para serviço de referência em Endocrinologia, mas agendar nova consulta em breve na UBS para reavaliação.
D
 Prescrever 7 UI de insulina regular intravenosa imediatamente e liberar o paciente se a glicemia for < 200 mg/dl, com prescrição de metformina.
E
 Encaminhar o paciente imediatamente para uma Unidade de Emergência por suspeita de cetoacidose diabética.