Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2021
Residência (Acesso Direto)
Paciente-28-anos-sem126450b1d33
Paciente de 28 anos, sem comorbidades, G3P1A1, com IG (DUM): 8 semanas, chega ao pronto atendimento de ginecologia e obstetrícia referindo dor abdominal, em fossa ilíaca esquerda, tipo cólica, contínua, de fraca intensidade, associada a discreto sangramento vaginal. Trouxe BHCG sérico quantitativo de 3500 UI/mL realizado há 48 horas. Ainda não havia realizado exame de imagem. Ao exame físico: sinais vitais estáveis, sem defesa abdominal, especular com OCE fechado, com pequena quantidade de sangue em fundo de saco (sem sangramento ativo). O médico residente de plantão solicitou nova dosagem de BHCG quantitativo e ultrassom transvaginal. O novo BHCG foi de 2875 Ul/mL e o USTSV realizado no serviço demonstrou massa íntegra, de 3,0 cm (no maior diâmetro), em tuba esquerda.

Diante desse diagnóstico, assinale a alternativa correta.
A
Metotrexato intramuscular na dose de 50 mg/m² de área de superfície corporal é uma opção de tratamento para a paciente.
B
Dosagem de creatinina sérica, tipagem sanguínea, hemograma completo e TSH fazem parte da propedêutica para iniciar tratamento com metotrexato.
C
Dor referida no ombro direito na situação acima descrita é uma das indicações para o uso do metotrexato.
D
O seguimento com BHCG quantitativo deve ser repetido nos dias 5 e 8 da aplicação da injeção de metotrexato.
E
A infecção por Chlamydia trachomatis e o uso crônico de anticoncepcional oral combinado podem ser considerados fatores de risco para gravidez ectópica.