Questão
MS - Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD (Hospital Universitário da UFGD - HU)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-28-anos-sexo4096d0fac5
Paciente de 28 anos, sexo masculino, tabagista, Índice de Massa Corporal (IMC) 36, apresentando, há 5 meses, pirose e epigastralgia com irradiação retroesternal relacionada a refeições copiosas e com piora ao deitar.

Analisando o caso clínico descrito, é correto afirmar que
A
a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é o diagnóstico mais provável. Porém, dentre os diagnósticos diferenciais para esse paciente, citamse dor torácica de origem cardíaca, doença ulcerosa péptica, neoplasia gástrica, litíase biliar e dispepsia funcional.
B
realizar um teste terapêutico pode firmar o diagnóstico de DRGE, devendo ser feito com Inibidor de Bomba de Prótons (IBP) em dose dobrada associado a procinéticos.
C
a taxa de recorrência após tratamento da DRGE nos pacientes jovens costuma ser muito baixa, portanto o tratamento com IBP em dose plena por 30 dias já é suficiente para melhora duradoura dos sintomas.
D
a realização de uma endoscopia digestiva alta nesse paciente é fundamental, devido ao seu IMC.
E
a obesidade é um dos fatores de risco do paciente descrito, portanto a perda de peso associada a uma dieta com restrição de alimentos gordurosos, além de medidas de comportamento alimentar e elevação de cabeceira da cama, é muito importante para o sucesso do tratamento em longo prazo.