Questão
AM - Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas - CERMAM
2013
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-28-anos-sexo697b8b8ca1
Paciente 28 anos, sexo F, evoluindo há 8 semanas com poliartrite simétrica, aditiva envolvendo interfalangeanas proximais, metacarpofalangeanas, punhos e joelhos, com rigidez matinal de 1 hora e meia. Apresenta fator reumatoide (FR) positivo, anti-ccp positivo. Fator antinúcleo (FAN) negativo, sorologia para hepatite B, C e HIV negativas, VHS 50 mm (1ª hora). Proteína C Reativa 12 mg/l, sem outros comprometimentos clinicolaboratoriais. Com relação a esta paciente, é correto afirmar:
A
Prednisona em dose anti-inflamatória e methotrexate seriam uma boa abordagem terapêutica inicial, já que a paciente apresenta fator de pior prognóstico.
B
O radiograma simples de mãos e punhos deve ser realizado o mais breve possível para confirmar o diagnóstico antes de iniciar o tratamento específico para a doença.
C
A dosagem do complemento (C3 e C4) deve ser feita regularmente já que ocorre queda dos níveis de complemento meses antes da atividade da doença se expressar clinicamente.
D
O acompanhamento ambulatorial desta paciente deve ser realizado inicialmente a cada mês, através da avaliação clínica (melhora percebida pelo paciente e exame físico) e de exames laboratoriais como VHS, PCR e Fator Reumatoide.
E
Os medicamentos biológicos antifator de necrose tumoral, como o infliximabe, Adalimumabe e Etanercepte são boas opções terapêuticas para os pacientes que não são responsivos ao tratamento com os imunossupressores tradicionais.