Questão
SP - Faculdade de Medicina do ABC
2015
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-28-anos107daa7a17a
Paciente de 28 anos procura ginecologista com queixa de amenorreia nos últimos 7 meses. Diz que sempre apresentou ciclos menstruais regulares. Nega doenças associadas ou uso de qualquer medicamento. Relata estar estudando muito para concurso público e estudando mais de 8 horas diárias, mas faz atividade física 3 vezes na semana e considera que tem alimentação adequada. No seu histórico familiar apresenta pai falecido por IAM e mãe com HAS. Na abordagem inicial o ginecologista solicitou dosagem de hormônio tireoestimulante (TSH) e prolactina (PRL) que se mostraram normais e fez o teste da progesterona que foi negativo. Qual a hipótese e a próxima conduta médica para esclarecê-la?
A
Hipogonadismo Hipergonadotrófico, sendo necessário solicitar a dosagem sérica do FSH, que deverá estar com níveis baixos.
B
Hipogonadismo Hipogonadotrófico, sendo necessário solicitar a dosagem sérica do hormônio estimulador de folículo (FSH), que deverá estar com níveis baixos.
C
Hipogonadismo Hipergonadotrófico, sendo necessário solicitar a dosagem sérica do hormônio luteinizante (LH), que deverá estar com níveis baixos.
D
Falência ovariana precoce, sendo necessário solicitar a dosagem sérica do hormônio anti-mulleriano (AMH), que deverá estar com níveis elevados.