Paciente 28 anos, atualmente na 35ª semana de gestação, G2 P0 A1, internada na maternidade do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) com relato de prurido em mãos e pés iniciados há cerca de 3 semanas, com piora progressiva por todo o corpo. Sem febre, sem lesões cutâneas. Refere nesse período apenas alteração da coloração da urina e não refere outras queixas. Há cinco dias da internação apresentando sinais e sintomas de resfriado comum, sem febre. Em domicílio alegava possuir apenas um cachorro e nega outras exposições novas, nega alergias anteriores. No exame clínico hospital, encontrava-se bastante irritada, ansiosa e incomodada com a piora do prurido, mas foi notada leve icterícia, o que motivou a admissão para investigação. Sem outras alterações no exame físico. Ultrassonografia de abdome normal, laboratório mostrando apenas aumento discreto de bilirrubinas, TGO, TGP, fosfatase alcalina e gama GT. Além disso, apresentava hemoglobina de 10g/dl, Plaquetas 120.000. Diante desse caso, qual a principal hipótese diagnóstica? Ainda sobre o caso relatado na questão número 1, diante do diagnóstico provável, marque a alternativa CORRETA E MAIS APROPRIADA:
Questão
ES - Hospital Evangélico de Cachoeira de Itapemirim - HECI
2018
Residência (Acesso Direto)
Paciente-28-anos17946e5bd41
A
Realizar administração de sulfato de magnésio e dexametasona e indicar parto cesáreo de urgência.
B
A elevação discreta de ambas as bilirrubinas, TGO, TGP, fosfatase alcalina e gama GT é comum nessas pacientes que apresentam essa síndrome genética, que não determina nenhuma repercussão clínica para a paciente.
C
Sorologias para os principais vírus hepatotróficos devem ser imediatamente solicitadas e antivirais prescritos visando impedir a infecção fetal.
D
A função hepática completa deve ser dosada diariamente e em caso de piora ou surgimento de hipoglicemias freqüentes, realizar o parto cesáreo de urgência devido ao risco de evolução rápida para insuficiência hepática.
E
Nessa desordem o prurido pode preceder as alterações laboratoriais, pode ser intenso e intolerável, é geralmente generalizado apesar de predominar em palmas das mãos e sola dos pés. O ácido ursodesoxicólico pode ser usado para alívio dos sintomas.