Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-28-anos66a5726304
Paciente de 28 anos consultou na Atenção Primária por descobrir-se grávida e não desejar levar adiante a gestação. Referiu ser muito difícil aceitar a situação por ter ela resultado de uma relação sexual não consentida com seu parceiro, com quem mantém um relacionamento conflituoso, inclusive envolvendo episódios de agressão física. A última menstruação havia ocorrido há 7 semanas. Com base no quadro, que conduta, dentre as abaixo, é a mais adequada?
A
Antes de encaminhar a paciente a um serviço de referência em atendimento de violência sexual e aborto legal, orientá-la para que procure uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência, pois tal documento é imprescindível para o atendimento.
B
Informar à paciente que o caso se enquadra nas situações previstas em lei para realização de aborto; se ela desejar, pode-se realizar o encaminhamento a um serviço de referência, pois se trata de gestação resultante de violência sexual.
C
Encaminhar a paciente a um serviço de referência para realização de um aborto legal após a comprovação do estupro.
D
Não encaminhar a paciente para a realização de um aborto legal, pois, em todas as situações, o aborto é ilegal no Brasil.