Paciente de 30 anos, sexo masculino, internado há 10 dias por insuficiência renal aguda e em hemodiálise, apresentou quadro de febre, taquicardia e calafrios no início da manhã de ontem. Realizou-se coleta de hemoculturas das duas vias do cateter de diálise e de sangue periférico no mesmo momento, sendo que na manhã de hoje, às 08h00min, houve positivação de hemocultura coletada através do cateter e, às 11h00min, também houve positivação de hemocultura coletada de sangue periférico. Em ambas as coletas houve crescimento de cocos Gram-positivos agrupados, inicialmente identificados como Staphylococcus aureus, com resultado de antibiograma ainda pendente. Considerando o contexto clínico apresentado e o diagnóstico e tratamento de infecção de corrente sanguínea associada a cateter (ICSAC), assinale a alternativa correta.
Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-30-anos-sexo120864f774e
A
Os horários de positivação das hemoculturas coletadas do cateter e de sangue periférico não corroboram a hipótese de ICSAC, sendo indicada a investigação de outros prováveis focos primários, como pulmão e urina, além do tratamento inicial com vancomicina.
B
Os horários de positivação das hemoculturas corroboram a hipótese de ICSAC, sendo indicada a troca do cateter de diálise, assim como antibioticoterapia com vancomicina até os resultados finais do antibiograma.
C
A definição ou não de ICSAC dependerá ainda do resultado da cultura de ponta de cateter, sendo indicada a troca do cateter de diálise e antibioticoterapia com vancomicina até os resultados finais do antibiograma.
D
Provavelmente trata-se de ICSAC, porém ainda não há indicação de remoção do cateter, sendo indicado apenas antibioticoterapia com tigeciclina até os resultados finais do antibiograma.
E
Os horários de positivação das hemoculturas não corroboram nem afastam a possibilidade de ICSAC, sendo indicado tratamento antibiótico com cefepime até o resultado do antibiograma, além de considerar a remoção do cateter se as hemoculturas permanecerem positivas após 72 horas de tratamento de antibiótico.