Questão
PA - Universidade do Estado do Pará - UEPA Belém
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-31-anos-idade7111c5a0b2
Paciente de 31 anos de idade está no ambulatório com dor pélvica devido ao diagnóstico de doença inflamatória pélvica. A paciente faz uso de carbamazepina e usa como método contraceptivo o dispositivo intrauterino de cobre (TCu380A) que foi inserido há 7 anos. Realizada ultrassonografia transvaginal que detectou dispositivo intrauterino normoposicionado e ausência de piossalpinge. Para o caso descrito, de acordo com orientações da Organização mundial de saúde, a melhor conduta é:
A
retirar obrigatoriamente o dispositivo intrauterino, tratar a doença inflamatória pélvica com antibióticos adequados e prescrever anticoncepcional combinado oral.
B
manter o dispositivo intrauterino, tratar a doença inflamatória pélvica com antiinflamatórios adequados e fazer seguimento ambulatorial.
C
internar a paciente para tratamento endovenoso da doença inflamatória pélvica com antibióticos e retirada obrigatória do dispositivo intrauterino.
D
não há necessidade de retirar o dispositivo intrauterino e deve-se realizar tratamento com antibióticos adequados para doença inflamatória pélvica.
E
dispositivo intrauterino está vencido e deve ser retirado. Deve-se fazer o tratamento com antibióticos para doença inflamatória pélvica e em seguida propor inserção de novo dispositivo.