Questão
ES - Hospital Evangélico de Cachoeira de Itapemirim - HECI
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-32-anos-e81deeae6c3
Paciente 32 anos é submetido a uma endoscopia digestiva de urgência sem anestesia para retirada de pedaço de carne. Procedimento descrito como tecnicamente difícil devido agitação do paciente, que evolui ao término com choque circulatório grave e insuficiência respiratória. Ao exame clínico: torporoso, taquipneico, ausculta abolida à direita, com hipertimpanismo à percussão torácica direita, jugulares túrgidas, RCR 2t 110bpm, PA 60x30mmHg, bulhas hipofonéticas e pulso paradoxal. Em relação ao caso marque a alternativa que contém todas as proposições adequadas (diagnósticas, terapêuticas):
A
Perfuração de esôfago torácico, pneumotórax hipertensivo à direita, pneumomediastino. Medidas de suporte de vida, drenagem torácica e toracotomia para sutura primária da lesão.
B
Perfuração de esôfago cervical, pneumotórax hipertensivo à direita, pneumomediastino. Medidas de suporte de vida, drenagem torácica e cervicostomia para sutura primária da lesão
C
Perfuração de esôfago torácico, pneumotórax hipertensivo à direita, pneumomediastino. Medidas de suporte de vida, drenagem torácica, suspensão dieta oral e nutrição parenteral prolongada.
D
Perfuração de esôfago abdominal, pneumotórax hipertensivo à direita. Medidas de suporte de vida, drenagem torácica e laparotomia para sutura primaria da lesão
E
Perfuração de esôfago torácico, hemotórax à direita, tamponamento cardíaco. Medidas de suporte de vida, drenagem torácica e pericárdica de urgência, tomografia de tórax para programação do tratamento definitivo.