Paciente 32 anos, sexo feminino, com queixa de dor em panturrilha esquerda e câimbras há 1 dia. Relata que no dia anterior havia realizado viagem de carro por 15h. Nuligesta. Sem história de tabagismo. Em uso de contraceptivo oral de longa data. Ao exame: Panturrilha esquerda empastada. Boa perfusão periférica. Pulsos distais presentes, amplos e simpétricos. Considerando o caso descrito, assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico e terapêutica.
Questão
MS - Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande - SMSCG
2019
Residência (Acesso Direto)
Paciente-32-anos-sexo69114aad2a
A
Nesse caso, seria importante a dosagem do D-Dímero e este sendo positivo, dispensaria o ultrassom Doppler como exame confirmatório
B
Trata-se de um caso de Phlegmasia Coerelua Dolens e é imperioso neste caso iniciar tratamento trombolítico sistêmico, implante de filtro de veia cava e manter posteriormente heparina de baixo peso molecular.
C
Aparentemente sem elementos que contraindiquem anticoagulação, poderia iniciar com heparina após confirmação diagnóstica.
D
O empastamento de panturrilha traduz a síndrome compartimental, que pode evoluir com isquemia, sendo, neste caso, indicado a fasciotomia profilática.