Questão
PR - Universidade Federal do Paraná - UFPR (Complexo Hospital de Clínicas - CHC)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paciente-32-anos-vem-a94326933a5
Paciente de 32 anos vem à consulta para avaliação de quadro de desconforto abdominal difuso e distensão abdominal, com 10 meses de evolução, sem alteração evidente do hábito intestinal. A paciente é magra, com índice de massa corpórea pouco acima do limite inferior do normal, porém nega perda ponderal nos últimos meses. Relata ainda que apresentava anemia por deficiência de ferro, atribuída ao sangramento menstrual regular, porém sem recuperação completa da anemia após a reposição com sulfato ferroso e indução de amenorreia com o uso de anticoncepcional hormonal injetável trimestral.

Diante desse quadro clínico, deve-se:
A
não indicar a investigação complementar nesse momento, devido ao provável diagnóstico de síndrome do intestino irritável.
B
realizar colonoscopia para investigação de sangramento, justificando a provável perda crônica de ferro.
C
investigar com dosagem de IgA total, pesquisar anticorpo antitransglutaminase tecidual e realizar endoscopia digestiva alta com biópsias do duodeno.
D
repor sulfato ferroso endovenoso antes da realização de outros exames complementares, além de prescrever dieta rica em fibras para tratamento da queixa de desconforto e distensão abdominal.
E
realizar endoscopia digestiva alta e colonoscopia para investigação de provável doença de Crohn.